quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Dança na Terceira Idade

Via: clickeaprenda
 O Brasil está sofrendo um processo de envelhecimento, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo. Em 2009 ela chegou aos 73 anos e, para a organização, é considerado idoso aquele que atinge os 60 anos de idade. Portanto é necessário que nossa população envelheça de forma saudável e não tenha uma vida sedentária. Assim, dança pode ser uma boa opção, pois ela ajuda no fortalecimento dos músculos, na respiração, estimulam o convívio social e auxilia no equilíbrio corporal, que é o grande causador de acidentes nessa faixa etária por estar debilitado.
 A dança de salão tem se tornado popular entre os idosos por ser uma atividade lúdica e prazerosa, sendo difundida por todo território brasileiro e, por este motivo, sofreu diversas influências em sua prática. Há diversos ritmos sendo tocados na aulas e nos salões de dança, como: salsa, tango, bolero, samba, zouk, forró e merengue.
 A dança por pares pode ser considerada um exercício aeróbico e também uma atividade física por apresentar benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais. Ela coopera para uma mudança significativa na vida do idoso que passa a ser menos tímido, aprende a ter mais confiança e concentração. É importante incentivar nossos idosos a praticarem exercícios físicos para que levem a vida de maneira saudável e prolonguem sua expectativa de vida.



Fontes:

KLESSER, Victor Carvalho et al. Os Benefícios da Dança de Salão para a Saúde dos Idosos. Disponível em: <http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000015/000015AB.pdf>. Acesso em 04 de novembro de 2015.

DA SILVA, Sandra Regina Santos. A Importância da Dança: Um Direito do Idoso. Disponível em: <http://www.arcos.org.br/artigos/a-importancia-da-danca-um-direito-do-idoso/>. Acesso em 04 de novembro de 2015.

Aproveitando a Terceira Idade, Dança Afasta a Depressão de Idosos e Ajuda a Exercitar a mente. Disponível em: <http://www.aterceiraidade.com/arte-e-cultura/danca-afasta-a-depressao-de-idosos-e-ajuda-a-exercitar-a-mente/>. Acesso em 04 de novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário