sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Os Benefícios da Dança

 A dança traz inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental. Segundo Vilella WV et al (2010), a dança facilita o desenvolvimento da consciência corporal e das possibilidades de comunicação com o outro de forma lúdica e prazerosa. Em outras palavras, ela ajuda a estimular a sociabilidade, o que na infância e na adolescência contribui para o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo. Dançar proporciona felicidade para todas as pessoas e não impõe limite de idade. Dançar é ter saúde.
 Transcrevo abaixo 5 benefícios que a dança traz à saúde, do site Melhor Com Saúde:

Disponível em: www.5wise.wordpress.com/2015/06/01/junebug/

1-  Queima calórica: a dança proporciona uma grande perda de calorias, em 1h de aula é possivel perder de 500 a 800kcal.


2- Benefícios cardíacos: um estudo italiano demonstrou que pessoas com insuficiência cardíaca, que praticam dança como opção de exercício, melhoraram o desempenho do coração, bem como a respiração e a qualidade de vida, de maneira significativa, em comparação com aqueles que pedalava, ou caminhavam em esteiras.

3- Aumenta a energia: uma pesquisa publicada no The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition, demonstrou que um programa de dança semanal poderia melhorar o rendimento físico e aumentar os níveis de energia em adultos.

4- Combate ao estresse e a depressão: um estudo no International Journal of Neuroscience, apontou que a terapia de movimento de dança, além de melhorar a depressão, também melhora o estresse psicológico por meio da regulação dos níveis de serotonina e dopamina no corpo. Ela também ajuda a prevenir a leve depressão e melhora a confiança do indivíduo que opta por dançar.

5- Combate ao mal de Alzheimer: Um estudo realizado com participantes da terceira idade, publicado no New England Journal of Medicine, demonstrou que dançar frequentemente ajudar a evitar os efeitos do mal de Alzheimer e outras formas de demência, bem como aumentar a precisão mental para as pessoas de todas as idades.

 Sobre os benefícios da dança, a bailarina Thames Jacques, do grupo de hip hop RAD, de Sapucaia do Sul, afirma que a trouxe qualidade de vida: "quando estou dançando é como se eu esquecesse dos problemas, me sinto muito bem, mesmo cansando ou, às vezes, doendo. Perdi bastante peso depois que comecei a dançar e respiro bem melhor também". Atrelados a todos os benefícios, estão a autoestima e o autoconhecimento, portanto liberte-se, dance e sinta-se vivo, há diversas formas de dança


Fontes:

VILELLA WV et al. Investigação. 2010. Disponível em <http://publicacoes.unifran.br/index.php/investigacao/article/viewFile/347/276>. Acesso em 20 de outubro de 2015.

Melhor Com Saúde, Como a Dança Pode Beneficiar a Saúde?. Disponível em <http://melhorcomsaude.com/danca-beneficiar-saude/>. Acesso em 20 de outubro de 2015.          

Um comentário: