sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Os Estilos de Dança - Hip Hop

 Este é o primeiro post da série "Os Estilos de Dança", que será publicada toda sexta-feira, trazendo um pouco de cada estilo que estamos acostumados a ver em festivais de dança na nossa cidade. Hoje, falo um pouco sobre o Hip Hop, sua história e seus estilos de dança.
 Hip Hop é um movimento cultural que surgiu nos subúrbios negros e latinos da cidade de Nova Iorque, nos anos 70. Estes subúrbios eram tomados por gangue, cujos jovens vivenciavam vários problemas sociais como violência, tráfico de drogas, racismo e falta de acesso a educação. As gangues funcionavam como um sistema opressor, as pessoas que as seguiam (e mesmo as que não seguiam) conheciam seus territórios as regras impostas. Foram nessas circunstâncias que nasceu o Hip Hop, o qual os jovens se expressavam em forma de música, dança, poesia e pintura. Nesta nova forma de dança, as gangues encontraram uma maneira de canalizar sua violência, competindo com passos de dança, estilo que ficou conhecido como breakdance.

Via: soufiane herrare
 Com o passar do tempo, surgiram novos estilos dentro do Hip Hop, dos quais transcrevo abaixo a caracterização de alguns deles:

BREAKDANCE - É a forma mais popular de todas as danças do gênero e os B-boys e as B-girls representam sua linguagem. O breaking inclui quatro movimentos fundamentais: 
  • Toprock: Dança vertical, ou seja, em pé. Geralmente funciona como uma entrada na roda e preparação para o resto de sua performance.
  • Foot work: É o trabalho feito com os pés. Geralmente agachado, com movimentos de chutes ao ar.
  • Freezes: É o "congelamento" no qual o B-boy tem o ápice de sua apresentação e é a pose na qual ele para por um instante. Bons freezes duram, no mínimo, de dois a três segundos. Quanto maior o grau de dificuldade da execução, maior a sua qualidade. 
  • Powermoves: São movimentos que dependem da velocidade, impulso e elementos acrobáticos para sua execução. Costumam ser os mais difíceis. 

POPPING - É baseado na técnica rápida de contração e relaxamento dos músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino, é referido como pop ou hit. Cada hit deve ser sincronizado com o tempo e as batidas da música. Este estilo inclui dois movimentos principais: deslizar e flutuar, que são movimentos feitos com os pés e as pernas. Quando feito de modo correto, passa a impressão que o dançarino está deslizando sobre o gelo.

LOCKING - É baseado no conceito de movimentos de bloqueio, que basicamente significa o congelamento de um movimento rápido e bloqueio em uma determinada posição, mantendo essa posição por um curto tempo e depois continuar na mesma velocidade de antes. Baseia-se no braço rápido e distinto e os movimentos das mãos e pernas combinados com quadris relaxados. Os movimentos são geralmente grandes e exagerados, também é muito rítmico e bem sincronizado com a música. 

FREESTYLE - O freestyle, diferente do que muitos pensam, não é "estilo livre" e sim "improviso". Freestyle é o conjunto das danças sociais afro-latino-americanas e suas variações. Sua primeira dança social é a que da a forma, o "feeling". O movimento do tronco de cima para baixo, é o freestyle na sua forma mais básica. Muitas outras danças sociais foram aderidas ao estilo: Smurf, The Wop. Cabbage Patch, The Fila/Rambo, Bart Simpson, entre outras. Ou seja, o freestyle não significa fazer cara feia e dançar qualquer coisa, ele tem uma forma com fundamentos bem definidos e muita história.

 Se você gosta de Hip Hop e quer aprender a dançar, ou se aprimorar, o grupo Young Crew, de Canoas, oferece aulas de dança mensalmente. Sempre no último domingo de cada mês, são oferecidas aulas com professores e bailarinos do grupo e de outros, showcases e batalhas de freestyle, com um investimento de apenas R$ 10,00. O evento deste mês será, excepcionalmente, no primeiro domingo do mês (01/11/2015), devido aos danos causados pelas chuvas. Para outras informações clique aqui.


Fontes:

Educação Física na Mente, Hip Hop e Street Dance. Disponível em <http://educacaofisicanamente.blogspot.com.br/2011/09/hip-hop-e-street-dance.html>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

Estilous Urban Style, A Linguagem da Cultura Hip Hop (Os 4 Elementos do Hip Hop). Disponível em <https://estilousblog.wordpress.com/2015/09/16/a-linguagem-da-cultura-hip-hop-os-4-elementos-do-hip-hop/>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

Hip Hop e Seus Estilos, Tudo Sobre B-boy. Disponível em: <http://b-boysipatinga.webnode.com.br/tudo-sobre-b-boy/>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

Cultura Hip Hop, Locking. Disponível em <http://world-hop-hop.blogspot.com.br/p/locking.html>. Acesso em 28 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário