quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Os Estilos de Dança - Jazz

 O Jazz Dance foi desenvolvido por norte-americanos a partir de danças africanas, sua denominação apareceu pela primeira vez em 1917. Durante os anos 20, foi absorvido pelo show business e gradualmente evoluiu, transformando-se em técnica e estilo com códigos próprios.
 Possui certas características marcantes, como a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. Os críticos, no entanto, geralmente acham o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.

Via: Academia Fitness
 As diferentes técnicas do Jazz têm demonstrado que muitos princípios foram herdados do Balé Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores têm divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação do bailarino cada vez mais ecléticos. Abaixo, transcrevo, do blog DançArt, alguns dos estilos do Jazz:

Jazz Clássico
O Jazz Clássico como conhecemos hoje é muito envolvido. Um bailarino tem que ir para além da competição, usar "truques" para realmente entrar na técnica. Saltos, pernas altas e giros não são tudo que existe. Um bailarino tem que dançar com a alma, a fim de encontrar o ritmo e a profundidade do estilo. O mais interessante e atraente nos movimentos podem ser as transições e os acentos. Ela não precisa ser um show de habilidade, apesar de saber fazer os grandes saltos e curvas é realmente importante para um profissional. Jazz Clássico é lustroso, dominador e sensual. É preciso viver e amar cada movimento.

Jazz Theatre
Cria outra dinâmica para o mundo do jazz. Temos agora de pensar em chapéus, bengalas e movimentos musicais. Um elemento do jazz teatral que deve ser desenvolvida é a capacidade de encarnar uma personagem. A bailarina tem que saber como é encantador, divertido e envolvente entrar na personagem, podendo até fazer um papel ridículo. Estamos tão habituados a sermos retratados como sensuais e belos através do movimento que nos esquecemos que o jazz não pode ser sensual, existem personagens de todas as formas. O uso de adereços também torna bastante importante para Jazz Teatral para estas mesmas razões. Para se preparar realmente para o jazz teatral, um bailarino deve saber como dançar com cadeiras, descer escadas, dançar com um grande chapéu e movimentar com glamour uma bengala. O jazz teatral envolve, muitas vezes, movimentos mais delicados quando trata-se dos cantores.

Jazz Latino
O Jazz Latino é uma das mais antigas formas de jazz. Este estilo inclui movimentos de quadril que exigem por vezes o oposto de um movimento do jazz clássico. Aprender a salsa, merengue, samba, mambo, é uma excelente forma de se aperfeiçoar nesse estilo. Desenvolver essa sutileza latina dentro do jazz dance irá certamente garantir mais oportunidades e mais sucesso nas audições.

Jazz Lírico
O Jazz Lírico é um dos mais novos estilos na dança jazz. Ele decorre do balé e da dança contemporânea. Lyrical Jazz envolve uma grande dose de equilíbrio, ampliação e leveza. Os movimentos são fluídos e ligados, em vez de abrupto e repentino. O bailarino de Jazz Lírico deve trabalhar seus passos e suas técnicas de balé, pois ela deve ser sólida. A capacidade de exibir emoção é uma prioridade dos bailarinos líricos. O corpo deve ser um oráculo do sentimento bruto, deve demonstrar uniformemente a circulação e possuem uma especial profundidade de interpretação através do movimento e da flexibilidade.


Fontes:

Petite Danse, Jazz. Disponívem em: <http://www.petitedanse.com.br/ensino/modalidades-de-danca/jazz/>. Acesso em 27 de novembro de 2015.

Dança no Mundo, Jazz. Disponível em: <http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=SmF6eg==>. Acesso em 27 de novembro de 2015.

DançArt, Jazz Dance e Seus Estilos. Disponível em: <http://isildinhapradodancarte.blogspot.com.br/p/jazz-dance-e-seus-estilos.html>. Acesso em 27 de novembro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário