Este é o primeiro post da série "Os Estilos de Dança", que será publicada toda sexta-feira, trazendo um pouco de cada estilo que estamos acostumados a ver em festivais de dança na nossa cidade. Hoje, falo um pouco sobre o Hip Hop, sua história e seus estilos de dança.
Hip Hop é um movimento cultural que surgiu nos subúrbios negros e latinos da cidade de Nova Iorque, nos anos 70. Estes subúrbios eram tomados por gangue, cujos jovens vivenciavam vários problemas sociais como violência, tráfico de drogas, racismo e falta de acesso a educação. As gangues funcionavam como um sistema opressor, as pessoas que as seguiam (e mesmo as que não seguiam) conheciam seus territórios as regras impostas. Foram nessas circunstâncias que nasceu o Hip Hop, o qual os jovens se expressavam em forma de música, dança, poesia e pintura. Nesta nova forma de dança, as gangues encontraram uma maneira de canalizar sua violência, competindo com passos de dança, estilo que ficou conhecido como breakdance.
Via: soufiane herrare |
Com o passar do tempo, surgiram novos estilos dentro do Hip Hop, dos quais transcrevo abaixo a caracterização de alguns deles:
BREAKDANCE - É a forma mais popular de todas as danças do gênero e os B-boys e as B-girls representam sua linguagem. O breaking inclui quatro movimentos fundamentais:
- Toprock: Dança vertical, ou seja, em pé. Geralmente funciona como uma entrada na roda e preparação para o resto de sua performance.